MCCE é parceiro no Programa de Enfrentamento à Desinformação do TSE
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral representado pelo diretor Luciano Santos participou do Lançamento do Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que aconteceu na última sexta-feira (30) em Brasília. Na ocasião, o MCCE e mais 33 instituições públicas e privadas assinaram o termo de adesão ao programa, que tem a finalidade de enfrentar os efeitos negativos provocados pela desinformação à imagem e à credibilidade da Justiça Eleitoral, à realização das eleições e aos atores envolvidos no pleito.
Ao apresentar o programa, a presidente do TSE, ministra Rosa Weber, afirmou que o enfrentamento dos problemas que o fenômeno provoca exige a adoção de ações de curto, médio e longo prazos, apoiadas em diversas áreas do conhecimento humano. Ela ressaltou que a iniciativa se justifica pela existência de práticas reprováveis de desinformação na sociedade, como também pela necessidade cada vez maior de assegurar a credibilidade do processo de execução das eleições.
“O combate à desinformação é um dos focos no MCCE, pois trabalhamos com questões que podem desequilibrar o processo eleitoral como a compra de votos e a questão da lei da ficha limpa. E a desinformação também é um problema no processo eleitoral. A essa iniciativa do TSE o MCCE está se incorporando a esse projeto e vamos realizar seminários pelo Brasil inteiro discutindo o combate à desinformação”, afirmou o diretor Luciano Santos.
Antes da assinatura do termo de adesão, a ministra Rosa Weber anunciou o lançamento de uma página na internet que reunirá informações sobre a desinformação e, também, de um livro que é fruto do resultado dos debates ocorridos no Seminário Internacional Fake News e Eleições, realizado em maio deste ano, no TSE que contou também com a participação do MCCE. A obra está disponível no Portal do Tribunal.
Fonte: Ascom MCCE com informações do TSE