Reunião mensal reúne entidades da Rede MCCE
Nesta quarta-feira, dia 13/11, aconteceu a reunião mensal do Comitê Nacional do Movimento de Combate a Corrupção Eleitoral (MCCE) no Plenário Alberto Simonetti Cabral do Centro Cultural da OAB em Brasília. O objetivo da reunião foi apresentar as ações do movimento no mês de outubro.
Na ocasião, foram abordados diversos assuntos, entre eles, a 5ª edição do projeto Democracia Digital que Combate a Desinformação nas Eleições 2020 que acontecerá em Minas Gerais no dia 21 de novembro. O evento já foi realizado em Rondônia, Pará, Amazonas e Espírito Santo e em Roraima acontecerá no dia 06 de dezembro em parceria com o Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), organizações da sociedade civil, meios de comunicação independentes e cidadãos em todos os estados brasileiros para conscientizar, educar e combater os processos de desinformação em massa nas eleições municipais de 2020.
Também foi apresentado o pré-projeto que a Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) irá realizar em relação à Pesquisa dos números de cassações referentes à aplicação da Lei 9.840/99 “Contra a Compra de Votos “e da Lei Complementar nº 135/2010 conhecida como a “Lei da Ficha Limpa”.
Participaram cinco entidades que compõem a Rede MCCE: Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho (Sinait); Centro Santo Dias de Direitos Humanos (CSDDH); Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP); Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe); Conselho Federal da OAB (CFOAB); Sindicato dos Servidores do Sistema Nacional de Auditoria do SUS (Unasus Sindical) Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
Fonte: Ascom MCCE