Jornal Nacional: MCCE e OAB falam sobre eleições sem doações de empresas
Em matéria veiculada na sexta-feira (26/8), o Jornal Nacional apresentou reportagem sobre a influência do dinheiro nas eleições e sobre financiamento de partidos e candidatos na eleição municipal de 2016.
Falando sobre doações de pessoas físicas a candidatos utilizando a Internet, mais especificamente sobre a plataforma Voto Legal, Luciano Santos, codiretor do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), disse: “O eleitor acompanha a campanha do candidato e se constatar que ele não está cumprindo esses requisitos, ele denuncia e o candidato pode ser descadastrado”.
A reportagem traz ainda informações sobre as novas limitações legais para as doações. Para estas eleições municipais (2016), as despesas foram reduzidas a 70% da campanha mais cara em cada cidade, comparada aos gastos da campanha anterior. (Conheça o limite da gastos das eleições de seu município – clique aqui).
Sobre os gastos de cada candidato, os eleitores poderão denunciar possíveis ilícitos utilizando o aplicativo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o “Contra o Caixa 2”. As denúncias que a ele chegarem serão analisadas por advogados e as que tiverem consistência, enviadas ao Ministério Público.
Segundo o presidente da OAB, Claudio Lamachia, “Se cada cidadão brasileiro hoje se der conta que ele pode virar um potencial fiscal, muda o quadro que está aí, porque, sem dinheiro, corrupto não consegue se eleger”.
Assista ao vídeo da reportagem.
Fonte: Ascom-MCCE com informações de g1.globo.com
Foto: TV Globo
Fonte: Ascom-MCCE / G1.globo.com