Dia Internacional Contra à Corrupção
Hoje (09), Dia Internacional Contra à Corrupção, o MCCE (Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral), destaca sua contribuição no trabalho educativo sobre a importância do voto visando sempre à busca por um cenário político e eleitoral mais justo e transparente.
O Movimento monitora o cumprimento das duas leis de iniciativa popular anticorrupção do País, mobilizações realizadas pelo MCCE: a Lei nº 9.840/99, que alterou a Lei das Eleições para tornar possível a cassação de registros e diplomas de candidatos descobertos na prática da compra de votos e do uso eleitoral da máquina administrativa; e a Lei Complementar nº 135/10, a conhecida “Lei da Ficha Limpa” que impede a candidatura de quem tem condenações em grau colegiado. Sempre destacando que “voto não tem preço, tem consequências”.
No combate à corrupção ainda temos muito a fazer como trabalhar pelo fim do orçamento secreto e das emendas parlamentares, responsáveis pela desigualdade no processo eleitoral, o MCCE tem acompanhado e atuado para que isso aconteça.
O cidadão também pode contribuir no processo contra a corrupção com o simples ato de acompanhar as ações dos seus representantes escolhidos, exercendo assim a sua cidadania.
#diainternacionalcontraacorrupção #combateacorrupçãoeleitoral
#MCCE #leidafichalimpa #leicontraacompradevotos
#pelofimdoorçamentosecreto #orçamentosecretoNÃO
Fonte: