Diversidade foi um dos temas discutidos na reunião do Comitê Nacional do MCCE
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) se reuniu nesta quarta-feira (22) com representantes das Entidades do Comitê Nacional.
Entre os temas discutidos foi mencionado a criação do GT da Diversidade que tem como objetivo pensar ações para aumentar a inclusão dos grupos minorizados no debate político. Foi mencionado que apenas 7,75% dos recursos de financiamento de campanha foram repassados a candidaturas de negras/os. E que o tema da diversidade é pauta do Movimento há muito tempo, inclusive um dos pontos do projeto da Coalizão pela Reforma Política Democrática e Eleições limpas (PL 6316/2013) é a paridade de gênero na lista pré-ordenada. Várias entidades presentes na reunião já contam com comissões sobre a diversidade o que auxiliará o GT nessa caminhada.
Entre os assuntos gerais a Comissão Anamatra Mulheres falou da “Carta Aberta Por Mulheres da Carreira Trabalhista e Negra no Supremo Tribunal Federal”, que defende a necessidade da paridade de gênero e raça na Corte. Para apoiar basta assinar o abaixo-assinado no link https://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/59027
Foi mencionado também a participação do MCCE na instalação da Coordenação da Advocacia Partidária, por meio da Comissão Especial de Direito Eleitoral da OAB e com participação de representantes da advocacia de partidos. O objetivo é debater temas relevantes para unificar propostas ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Fonte: MCCE