Herman Benjamin ressalta a importância do MCCE e a necessidade da reforma política

Herman Benjamin ressalta a importância do MCCE e a necessidade da reforma política

São Paulo – Durante o seminário “Que Reforma Política Nós Queremos”, realizado na manhã desta segunda-feira (25) pelo Movimento de Combate à
Corrupção Eleitoral – MCCE e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, na capital paulista, o Ministro Herman Benjamin (Tribunal Superior Eleitoral – TSE), ressaltou a importância do trabalho do MCCE e a necessidade da realização da reforma política.

Para o ministro, o pior Congresso não é aquele que defende o interesse próprio, mas é aquele que além de defender seus interesses, também representa os “interesses menores” ou os de uma “minoria privilegiada”. Ele ainda falou da importância do cidadão escolher a forma como quer financiar as eleições e do direito de a população contribuir neste financiamento.

O Deputado Vicente Cândido, relator da Comissão da Reforma Política da Câmara dos Deputados, destacou a dificuldade da tramitação da reforma e fez um desafio para que a sociedade continue o debate sobre a reforma política para além das votações imediatas, especialmente no âmbito da democracia direta.

Luciano Santos, codiretor do MCCE, fez um breve relato sobre as comissões que já existiram na Câmara e das várias tentativas pela reforma. Santos, que tem acompanhado os debates e conhecedor das dificuldades, disse que o Movimento está trabalhando para participar do debate. Ele disse aos presentes que aceita o desafio do relator e que continuará o debate para não perder a possibilidade de mudanças significativas do processo eleitoral.

Ascom-MCCE

Fonte: Ascom-MCCE