MCCE, OAB e CNBB lançarão comitês contra “Caixa Dois”
Nesta terça-feira (12), se reunirão na sede do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Brasília,
a diretoria do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), a presidência da OAB e da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além de outras entidades parceiras, para o lançamento dos trabalhos dos comitês contra o “Caixa dois” para as eleições de 2016.
As entidades pretendem iniciar articulações a nível nacional no combate ao “Caixa dois”, com a colaboração de subseções da OAB, paróquias e comitês MCCE espalhados por todo o país.
A ideia principal é a denúncia de valores discrepantes investidos nas campanhas eleitorais por parte de candidatos, o que qualificará o controle, a transparência e a fiscalização dos gastos e das prestações de contas dos candidatos.
Para o codiretor do MCCE, Luciano Santos, o Movimento, que já tem larga experiência na fiscalização das eleições, seja na aplicação da Lei 9840/99 (que cassa candidatos que compram votos) ou pela Lei da Ficha Limpa – LC135/10 (que afasta candidatos com condenação), colaborará bastante com a causa.
“Com nossos Comitês 9840, na atuação e fiscalização das arrecadações e gastos dos candidatos, auxiliaremos o Ministério Público a impugnar contas que estejam contaminadas com doações de “Caixa Dois”, como as que têm ocorrido”, afirmou o diretor.
Serviço
Local: Conselho Federal da OAB (SAS Quadra 5 Lote 1 Bloco M – Brasília/DF)
Data: 12 de janeiro de 2016, às 14h30.
Ascom-MCCE
Fonte: Ascom-MCCE