MCCE participa da live “Combata o assédio eleitoral: valorize o seu voto livre e secreto”

MCCE participa da live “Combata o assédio eleitoral: valorize o seu voto livre e secreto”

O diretor do MCCE, Luciano Caparroz Santos, participou ontem, 02 de outubro, da live para debater o conteúdo da cartilha ‘Combata o assédio eleitoral: valorize o seu voto livre e secreto’, elaborada pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), em parceria com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

 

A live foi mediada por Patrícia Sant’Anna , Diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra (CDH), e contou com a participação dos debatedores Valter Pugliesi , Vice-presidente da Anamatra, Caio Magri, Diretor-presidente do Instituto Ethos, e o Diretor do MCCE.

 

Durante a sua fala, Luciano destacou que o MCCE está “acompanhando, desde as eleições de 2022, o   aumento da questão do assédio eleitoral praticada por empregadores aos seus funcionários. E isso não acontece só no setor privado, acontece também na administração pública.  Então, mesmo em uma sociedade tão avançada, onde imaginávamos estar em uma posição mais confortável, em que o eleitor pudesse exercer livremente seu direito de escolher seus representantes, infelizmente, ainda enfrentamos situações como as que ocorreram nas eleições de 2022 e que estão se repetindo agora, nas eleições de 2024. Lembramos que a cartilha fala sobre isso e também sobre a questão do coronelismo e do voto de cabresto, que pensávamos estar superado, volta a acontecer. Isso se dá porque o empregador ou chefe ainda exerce controle sobre seus trabalhadores. E exatamente buscando evitar essa situação, que estamos buscando conscientizar não só o trabalhador, mas também os empregadores.” A cartilha trata exatamente sobre esse tema: o combate ao assédio eleitoral, onde o eleitor (a) deve valorizar o voto que é livre e secreto.”

 

Acesse a íntegra da cartilha da Anamatra e do Instituto Ethos

A live completa está disponível no canal do YouTube da TVAnamatra

 

Fonte: MCCE com informações Anamatra