MCCE participa de reunião do TSE com entidades fiscalizadoras do sistema eletrônico de votação
Os procedimentos de fiscalização e auditoria do sistema eletrônico de votação foram detalhados em reunião realizada nesta segunda-feira (1º), no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), como membro do Observatório da Transparência das Eleições (OTE), participou do evento.
O juiz auxiliar da Presidência do TSE, Sandro Nunes Vieira, ressaltou os objetivos técnicos da reunião, introduzindo o tema “Eleições no Brasil, ciclo de transparência democrática e ferramentas de fiscalização”, com abordagens de aspectos como a entrada das entidades fiscalizadoras no processo eleitoral brasileiro, de que forma essas entidades podem atuar e qual o escopo dessa atuação, entre outros pontos.
Em seguida, o secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Júlio Valente, fez uma exposição detalhada e forneceu orientações sobre as etapas, os métodos, os locais e as formas de fiscalização previstas na Resolução TSE nº 23.673/2021. Segundo ele, há 39 oportunidades de fiscalização disponíveis, durante o processo eleitoral, à participação das entidades que compõem a Comissão de Transparência Eleitoral (CTE) e o Observatório da Transparência das Eleições (OTE).
Após detalhar as 39 etapas de fiscalização, Valente afirmou que, desse total, ainda há disponíveis 36 oportunidades no processo eleitoral em curso e solicitou a participação das entidades em cada uma delas.
Fonte: