Plataforma pela Reforma Política realiza webinário sobre Laicidade
A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político com o apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral e a Associação Brasileira de Ong promovem nesta terça-feira (17/12), às 18h, no canal do Youtube da Plataforma, um webinário sobre Incidência Política para o Fortalecimento da Laicidade. O objetivo da transmissão pela web é analisar e debater as implicações da relação entre Estado e religião para os direitos humanos e para o sistema político.
O webinário terá como mediadora Romi Bencke, pastora luterana, teóloga e mestre em ciência da religião, secretaria geral do Conselho de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic), e como convidadas: Makota Célia Gonçalves, jornalista, empreendedora social da rede Ashoka, coordenadora geral do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro Brasileiro – CENARAB; Marina Basso Lacerda, bacharela em direito pela UFPR, mestra em direito pela PUC-RJ e doutora em ciência política pela UERJ, advogada e analista legislativa da Câmara dos Deputados; e Tatiana Lionço, professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília.
Os principais pontos abordados na discussão serão a influência dos valores religiosos conservadores para as políticas públicas voltadas às mulheres e população LGBTIQ+; a criminalização e a perseguição às religiões de matriz africana e a instrumentalização do direito à liberdade religiosa para legitimar discursos de ódio.
Os interessados na temática podem participar acessando o link: https://youtu.be/Zte-urG0h5A. Durante a discussão, os participantes que estiverem online podem enviar perguntas no chat da transmissão e também pelas redes sociais (Facebook, Instagram e Twitter) da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político.
O que é a Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político
A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político é uma articulação de movimentos, entidades, fóruns e redes que, desde 2004, atua para mudar a forma como o sistema político brasileiro está organizado institucionalmente.
Fonte: Gabrielle Garcia (ASCOM/MCCE)