Reunião com entidades discute ações do MCCE
Na manhã desta quarta-feira, dia 27/05, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) organizou a reunião virtual pela plataforma do Google Meet. A reunião tinha como intuito discutir as ações do MCCE no campo eleitoral mesmo diante do isolamento social ocasionado pela pandemia do coronavírus.
No início de maio, o MCCE participou da audiência pública organizada pelo Ministério Público de São Paulo. Onde foram apresentadas tratativas para assinatura do termo de compromisso pelos partidos políticos para que se comprometam e criem mecanismos e procedimentos internos de integridade e controle, visando detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos.
O MCCE, em parceria com a agência Lupa e Instituto de Tecnologia e Equidade (IT&E), tem realizado o programa democracia digital no formato virtual nos tribunais regionais. A iniciativa tem o objetivo de conscientizar, educar e combater os processos de desinformação em massa nas eleições municipais de 2020. Com esse novo modelo já participou o TRE- Bahia e o TRE- Sergipe. Já está confirmado para o mês de junho: TRE-Paraíba, dia 15; TRE-Tocantins, dia 17; TRE-Roraima, dia 18; e TRE-Mato Grosso, dia 19.
Também frisou-se que o MCCE continua acompanhando todas as ações do TSE e em relação a data das Eleições Municipais de 2020.
Para a segunda quinzena de julho está previsto acontecer o IV Seminário Nacional de Juízes, Promotores e Advogados Eleitorais (Senaje) aberto ao público, que em breve será divulgado nas redes sociais do MCCE.
Participaram as seguintes entidades que compõem a Rede MCCE:); Centro Santo Dias de Direitos Humanos (CSDDH); Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP); Conselho Federal da OAB (CFOAB);Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção e ao Caixa Dois Eleitoral; Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea); Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR); Federação Nacional dos Policiais Federais (FENAPEF); Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (Anadep; Conselho Federal de Contabilidade (CFC); Conselho Federal de Farmácia (CFF); Instituto de Fiscalização e Controle; Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil; Márlon Jacinto Reis – Advogado e cofundador MCCE; Rede ODS Brasil / Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros); Conferência Nacional dos Bispos do Brasil); Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe); Conselho Federal de Administração; Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho); Associação Nacional dos Membros do Ministério Público; Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho
Fonte: